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Posso ajudar?

Os três pilares para um atendimento de alta performance                                                     

Por Leandro Faria Silva

Estamos vivendo um momento de grande concorrência em quase todos os mercados, os mecanismos para se tornar empreendedor aumentaram e a internet e rede sociais facilitaram tanto a recepção de informação quanto a comunicação entre o empreendedor e o cliente. É bem fácil e nada raro fazer compras pela internet de produtos de regiões distintas. Essa comunicação possibilitou também o poder de negociação dos clientes e o acesso a outros fornecedores. Podemos dizer, que esses fatos agitaram as produções e abriram precedentes para o crescimento na venda. Tudo isso é motivo de festa e comemoração, porém com o aumento do empreendedorismo e crescimento das vendas tanto presenciais quanto on-line, aumentaram também as reclamações e insatisfações com os serviços prestados. Vou me atrever a escrever sobre esse assunto que está cada dia mais em evidência nas revistas, jornais, e principalmente nas ligações aos SACs.

A NICE, Pesquisa global de clientes 2014 realizada on-line com 2.000 adultos norte-americanos, pela Harris Poll, nos mostra que os consumidores atuais desejam encontrar serviços contínuos, consistentes, resolução imediata e atendimento personalizado e de acordo com suas necessidades, trazendo em percentual os motivos da insatisfação dos clientes onde 30% ficam desapontados quando os colaboradores não estão preparados ou não tem as competências para a função; 26% se desmotivam quando necessitam dispor de tempo e esforço para resolver o problema e 16% quando o funcionário não conhece seu histórico e suas preferências.

Não precisamos de muitos exemplos ou pesquisas para nos fazer lembrar de algum problema não resolvido de forma satisfatória por alguma empresa na qual fizemos uma compra ou a contratação de serviços. Segundo o matéria do O Globo o segmento de telecomunicação responde por 84% das queixas. E o exemplo foi citado pois atualmente quase todo mundo é cliente de uma dessas empresas.

Porém o foco é o atendimento, será que atendemos da mesma forma que desejamos ser atendidos? É uma pergunta intrigante e precisamos de coragem, ousadia e reflexão para responde-la.

Todos nós em qualquer ramo, empresa ou setor atendemos alguém em algum momento!

“A percepção do cliente é a sua realidade.”, a veterana autora da indústria do desenvolvimento e aprendizado, Kate Zabriskie, nos coloca em fase de reflexão ao citar essa frase.

Qual é a percepção do nosso cliente após nosso atendimento? Afinal essa é a realidade para ele.

Precisamos, como profissionais, ter amor imenso em servir pois nossos clientes muitas vezes compram nossos produtos ou contratam nossos serviços, buscando satisfação de um desejo, necessidade ou para solucionar um problema. E caso algo errado aconteça, o cliente precisa ser ouvido e seu problema resolvido de forma a minimizar as perdas e não demandar tempo.

O filosofo paranaense Mario Sérgio Cortella, nos traz “Um erro deve ser corrigido, e não punido”, ele que é dono de grandes citações e professor da Puc São Paulo, nos faz refletir sobre essa frase que podemos interpretar de duas formas.

  •  A primeira como cliente, onde o erro é aceitável, porém precisa ser corrigido. A importância do erro será voltada para o erro somente se ele não for corrigido, e sendo assim haverá a insatisfação, que irá gerar reclamação e em seguida punição, seja não comprando ou contratando mais os serviços, ou com acionamento dos órgãos de defensoria e proteção ao cliente.
  • A outra como profissional que precisa corrigir de forma rápida e satisfatória ao invés de deixar o cliente insatisfeito ou até mesmo punido por ter confiado na venda ou prestação de serviço.

Nossa atenção tem que estar voltada totalmente ao nosso cliente, pois a maioria dos grandes problemas que uma empresa enfrenta no pós-venda é o descaso após a conclusão da venda. A época onde a venda terminava no sim do cliente, passou faz tempo.

Em minha trajetória como profissional, conheci grandes empresários e empreendedores, assim como fui liderado por diversos perfis de líderes, em um bate papo com um deles, ouvi algo que fez sentido na minha vida profissional. Meu líder me disse que um atendimento, só pode ser considerado como bom, após o pagamento de todas as parcelas daquela venda, pois isso indicaria que além de boa, a venda tinha sido feito um bom acompanhamento não gerando inadimplência, e para ser considerado ótimo atendimento deveria existir a recompra ou indicação para outros consumidores. Claro que preciso pontuar que estávamos falando de vendas ao atacado. Mas reflita sobre esse fato.

Um ótimo atendimento diminui a possibilidade de inadimplência e aumenta a possibilidade de fidelização, recompra e indicação.

Não sou um cliente fácil, e assim como eu temos tantos outros clientes exigentes, com perfis diferenciados e exclusivos. As particularidades de cada pessoa precisam ser levadas em conta na hora de um atendimento. No decorrer de nossas carreiras vamos nos deparar com diversos e diferente perfis, mas o que precisamos realmente ter em mente e colocar em ação é o “servir”

Considere está situação.

  • Você teve um dia cheio, corrido e está faminto, o que seria para você um ótimo atendimento?

É possível ter varias respostas para esse questionamento, porém também é possível imaginar que um atendimento rápido, uma alimentação saborosa e simples, lhe serviria de forma satisfatória.

  • Agora vamos pensar em um dia especial, com pessoas especiais, em uma comemoração.

Será que a mesma alimentação na velocidade da outra refeição seria o melhor atendimento. São casos distintos, para um único objetivo. Alimentar-se!

O exemplo acima é simples, porém nos faz pensar sobre um atendimento voltado para a necessidade dos clientes, afinal nos dois casos o cliente tinha o objetivo de alimentar-se, porém em situações diferentes.

Muitas vezes temos que identificar essas situações, nesse momento que entra a “arte” do atendimento ao cliente e também o momento que discorreremos sobre o primeiro dos meus três pilares para um atendimento de alta performance.

1 - Atenção total ao cliente

               Para que possamos discorrer sobre o primeiro pilar vamos falar sobre essa citação de Mahatma Gandhi, que particularmente vejo como um texto de inteligência incomparável.

“Um cliente é a visita mais importante no nosso estabelecimento. Ele não é dependente de nós. Nós somos dependentes dele. Ele não é uma interrupção no nosso trabalho. Ele é o propósito dele. Ele não é um estranho ao nosso negócio. Ele é parte dele. Nós não estamos a fazer-lhe um favor ao servi-lo. Ele faz-nos a nós um favor ao dar-nos a oportunidade de o fazer.”

O leitor que parar por alguns minutos e pensar sobre esse texto, identificamos situações cotidianas de pessoas que ao serem atendidas por alguns “profissionais” parece estarem atrapalhando. Eu mesmo já passei por situações como essa e pasmo, voltei para minha casa pensando no quão ruim foi aquele atendimento.

Existem muitos profissionais que não estão preparados e infelizmente ocupam posições de atendimento ao cliente.

Quando um cliente visita sua loja, no caso do varejo, ou quando um profissional do comercial vai até um cliente de atacado, é muito importante ter em mente que você está ali para servi-lo. E não confunda servir com fazer tudo que o cliente quer. Servir a ele pode não gerar uma venda imediata, mas criará vínculos importantes para próximas oportunidades. Dedicação total ao atendimento, prestando atenção nos sinais que ele nos dá em um bate papo, na forma com que ele interage com o que você propõe, nos seus gestos, opiniões, visão sobre determinado assunto.

Não é raro livros e treinamentos que tratam de atendimento nos orientam em ter olhos de águia ao visitar um cliente ou recepciona-lo em nosso ponto de venda. A maioria trata da importância em saber se o cliente tem filhos, gosta de esporte, tem algum tipo de preferência. E isso se dá pois são informações importantes para um atendimento personalizado.

Quando a sinergia entre o atendente e a pessoa que está sendo atendida se entrelaçam, a mágica acontece, o dialogo flui, e tanto um quanto o outro levam aquele momento de forma sadia, e o resultado é um atendimento de alto performance.

               Por vezes nos pegamos reclamando sobre determinado atendimento, pessoas que nos atendem com humor alterado, ou que nem olham em nossos olhos.

               Muitas empresas, tanto as pequenas quanto as de grande porte, investem muito dinheiro em treinamentos de atendimento, processos de padronização, palestras e tantos outros meios de melhorar o atendimento. Um exemplo muito usado sobre um atendimento de alta performance é a empresa Apple, que fala de igual para igual com seus clientes, retorna e-mails imediatamente, responde a solicitações com agilidade, e tem usuários fidelizados que não trocam a empresa por nada, mesmo quando tem problema com o equipamento. E isso acontece por conta do atendimento customizado, de acordo com as necessidades do cliente. Poderíamos nos perguntar qual é o segredo da Apple? A reposta com certeza seria atendimento voltado para a resolução e satisfação do cliente, experiencia unica, histórico das interações, preferências atualizadas. Ou seja, atenção total no cliente.

É por isso que um atendimento de alta performance não conta somente com sorrisos e conhecimento do cliente. É necessário habilidades técnicas, como conhecer bem seus produtos e serviços e tratativa de anomalias.

               Um profissional com atendimento de alta performance e com atenção total ao cliente necessita considerar alguns itens na hora do atendimento:

  • Iniciativa, adaptação a novas situações;
  • Ter presteza e imediatismo;
  • Conhecimento, experiência e segurança;
  • Credibilidade, confiança e honestidade;
  • Capacidade de cumprir o prometido;
  • Predisposição para ajudar e servir;
  • Segurança, sigilo;
  • Confidencialidade nos negócios, segurança pessoal e patrimonial;
  • Senso de ordem e arrumação;
  • Comunicação, informação adequada e completa para o cliente;
  • Cortesia, educação, respeito e cordialidade;
  • Flexibilidade, nas atitudes;
  • Imagem, missão, visão, valores e filosofia da empresa. 

Será que atendemos nossos clientes levando em conta todo seu potencial e importância? Será que estamos com atenção total ao cliente? Será que as vendas que perdemos ou reclamações que chegam até nós, não tem a ver com a qualidade do atendimento que prestamos. Fomos solícitos, paciente, assertivos? Poderíamos passar horas fazendo perguntas e refletindo sobre respostas, pois o tema é bastante complexo. Se começarmos a encarar nosso cliente com atenção total as suas solicitações e necessidades, conseguiremos reverter grande parte da insatisfação, teremos a possibilidade de reter muitos que procuram a concorrência simplesmente por mal atendimento ou falta de sintonia com o atendente.

2 - Educação e clareza

Pode parecer estranho falar de educação e clareza, e pode se tornar ainda mais estranho quando digo que esse é meu segundo pilar do atendimento de alta performance, porém pasmem, mas é necessário falar sobre essas duas palavrinhas que não são solicitadas no currículo, mas deveria ser alicerce para todo tipo de interação entre pessoas.

Muitos clientes são perdidos pela falta de clareza na hora de conversar com o cliente sobre determinados assuntos, alguns profissionais entendem muito sobre o que vendem ou sobre o serviço que presta, porém não tem habilidade em passar isso de forma clara e que não gere dúvidas ao cliente. Isso acontece muitas vezes pela falta de treinamento e de padronização no atendimento.

Conheço grandes profissionais de diversas áreas, que mandam muito bem em vendas, e que dão show em resultados. Porém quando se deparam com clientes com mais conhecimento sobre o produto, ou dúvidas mais técnicas, acabam por perder todo o bom trabalho comercial que fez. Casos como esse são vivenciados todos os dias nas empresas e ramos.

Existem padrões de como encarar problemas e transparência na resolução de problemas dos clientes, a maioria das empresas criam processos e investem em pessoas para treinar em orientar nessas situações. Um profissional que deseja ter um atendimento de alta performance necessita saber desses padrões e procurar conhecimento para não perder todo seu trabalho em situações como essa citada. Além disso, estamos falando de atendimento, não é ruim não saber o sobre algo, o ruim é dar informação distorcida ou pouco clara ao cliente.

       Quando o assunto é educação com o cliente, fico ainda mais indignado. Pois seria algo que não precisaria nem ser pontuado em um texto voltado ao atendimento ao cliente. Educação é a base de qualquer interação entre pessoas. E no atendimento ao cliente, isso é o mínimo esperado. Muitas vezes o cliente, por algum motivo ou insatisfação, chega alterado até você e não tem a cordialidade e a educação que esperamos, porém, se igualar a ele é inaceitável. O atrito vai ser maior se encaramos a falta de educação com falta de educação. Ser cordial, entender o momento do cliente, e deixar ele desabafar, pode ser o que faltava para o cliente ficar mais calmo e chegar em um consenso com você. E o que é melhor, ele se lembrará da forma em que você conduziu toda a situação.

Paulo Eduardo Dubiel, publicitário do Rio de Janeiro nos traz em uma de suas citações conhecidas que “O colaborador treinado e motivado serve o cliente, resultando na qualidade total de atendimento que, supera o preço, produto, serviço.”

3 - Agilidade

Não há nada pior que esperar, imagine agora esperar sem a perspectiva de retorno. Piorou um pouco correto?

E esperar, sem perspectiva de retorno de algo que você procurou na esperança de resolver um problema ou questão?

Pois esta é uma típica situação vivenciada por clientes que procuram resolver problemas, fazer trocas, pedir orientação, ajuda, com empresas e profissionais que estão focados somente na venda. Ou seja, esquecem que existe um pós-venda a ser feito. Mas não vamos ser tão drásticos, a grande maioria das empresas possuem pós-venda e serviços de atendimento ao cliente, assim como, assistência técnica, etc. Mas qual o tempo esperado para resolver?

Vamos pensar em outra situação, nosso cotidiano é correria total, as interações precisam ser instantâneas, as soluções precisam estar de prontidão quando um problema chega. Nessa hora você liga para um consultor, vendedor, etc, que atendeu você na compra de determinado item, e ele não atende, está sempre dizendo que vai retornar, responde e-mails com respostas automáticas, visualiza mensagem e não responde.

Situações complicadas e que deixam os clientes a beira de um colapso nervoso. Agilidade é a palavra, ou melhor, agilidade é a atitude esperada por seus clientes. Senso de urgência, não dá mais para esperar dar tempo, precisamos fazer dar tempo. Um cliente não pode esperar você poder atende-lo, você precisa atende-lo.

O mundo mudou muito em pouco tempo, as pessoas escolhem quem está pronto, quem retorna, quem escreve e-mail, manda sugestões em aplicativos de mensagens, quem é mais ágil na hora do atendimento e na hora da resolução dos problemas.

Está em nossas mãos ter uma carteira de clientes apaixonados pela nossa forma de atender.

Obviamente que falar sobre atendimento de alta performance, me faria escrever páginas e páginas de dicas e conceitos, porém a ideia é mostrar em poucas palavras que é possível oferecer um atendimento de alta performance para sua empresa, seu negócio e seus clientes.

Estou no meu décimo segundo ano na área comercial e ano após ano aprendo mais sobre clientes e as formas que posso atendê-los. Tenho clientes que nem são mais clientes e que ainda mantemos contatos, costumo criar vínculos e isso sempre me ajudou a manter relacionamentos duradouros com os clientes.

Em um treinamento que participei em torno de oito anos atrás, um vendedor me disse algo com bastante sentido."Já que nossas vidas é feita de eternas amizades, que essas amizades sejam seus clientes." Ele realmente levava essa filosofia muito a sério. Seus clientes frequentavam sua casa, viajam juntos, nos happy hour´s sempre estão juntos. Ele criou sua forma de se relacionar com seus clientes, viraram amigos!

Procuro seguir meus pilares e agregar valor nos meus atendimentos, para que eles me indiquem aos seus amigos e parceiros do ramo, isso cria um ciclo amistoso.

"Bons atendimentos geram oportunidades de negócio, que geram clientes satisfeitos, criam oportunidades de amizades, que trarão indicações para novas possibilidades de bons atendimentos" Leandro Faria Silva.
“O propósito de um negócio é criar um cliente que gera outros clientes”, Shiv Singh.

 

A Busca

A Busca                                                                                                                                                                    

Por:  Leandro Faria Silva

A busca de um emprego ou de recolocação no mercado é uma tarefa difícil e árdua, porém não pode ser vista com sofrimento, afinal ali começa o seu desenvolvimento como profissional. Encare essa sua condição momentânea com alegria e procure seu emprego com motivação e muito empenho. Suas qualificações são importantes, mas sua postura a frente desse desafio será um diferencial.

A elaboração do curriculum é uma das fases mais importante nessa batalha da recolocação ou conquista de um emprego, buscar ajuda com profissionais ou até mesmo em sites para ver qual o modelo mais atual pode ser uma forma de se dar bem nessa fase.

Mas não é a única.

Após uma elaboração detalhada do seu curriculum contendo o resumo das suas qualificações, as três últimas empresas, transparência no seu objetivo e a sua formação profissional chega a hora da preparação para a entrevista pessoal.

Assim que for convocado para a etapa presencial, chega o momento para mostrar suas competências e habilidades. Podendo ser em uma dinâmica de grupo ou até mesmo numa entrevista individual. Cada selecionador tem uma forma de avaliação.

Sempre é importante ressaltar que o processo seletivo tem como objetivo encontrar o candidato que se adéqua melhor à oportunidade. Sendo assim, não há fórmulas mágicas para que você seja aprovado, mas com certeza sua apresentação, postura e sua comunicação serão avaliadas pelo selecionador.

O importante é ter uma boa apresentação de forma adequada, clara, segura e tranquila, falar com propriedade sobre suas experiências, qualificações e obviamente, sobre si mesmo.

Fazer uma reflexão prévia sobre seus conhecimentos, pontos fortes e seus pontos de melhorias e suas experiências (caso tenha). Isso irá fazer com que você vá mais confiante e se destaque dentre os demais.

Mentir nas entrevistas, e aumentar experiências e habilidades no seu curriculum é algo que fará você se perder e o selecionador irá notar que está exagerando. Selecionadores geralmente são psicólogos ou analistas e estão acostumados a pegar essas mentirinhas com pegadinhas. Com certeza, você não vai querer passar por um problema desses em seu primeiro contato com a empresa.

Falar sobre quais suas expectativas á curto, médio e longo prazo é bom, caso seja questionado sobre. Porém seja verdadeiro e diga o que realmente espera do seu futuro. Muitas vezes esse é o momento crucial para a seleção, afinal a empresa pode estar contratando um estagiário, porém para ela você pode ser o futuro gestor.

Toda empresa gosta de pessoas atualizadas e em constante desenvolvimento, caso esteja pleiteando um curso de extensão, extracurricular, pós-graduação, etc. Comente sobre, e se for dada a abertura diga o porquê pretende fazer determinado curso.

A busca da recolocação e conquista de um novo emprego é realmente, por muitas vezes, difícil, porém quanto mais preparado você estiver, melhor será seu desempenho. Não desista se qualifique, se desenvolva e seja um vencedor.

Abraços e muita positividade na sua busca.

 

Dicas de como desenvolver um bom currículo

Currículo

É um documento que reúne os dados relativos à vida estudantil e profissional de quem se candidata a um emprego. Podemos dizer, ainda, que esse documento é o cartão de apresentação do profissional ao mercado de trabalho e a forma de abrir portas para boas oportunidades.

“Não podemos esquecer, o currículo é o nosso primeiro contato com a empresa, ele deve ser bem elaborado”.

Dados Pessoais

Nesse campo o candidato colocará somente as seguintes informações:

  • Nome completo no topo da pagina
  • Nacionalidade
  • Estado civil
  • Idade (não colocar data de nascimento)
  • Endereço completo com CEP
  • E-mail valido (cuidado com e-mail fora do usual)
  • Telefone para contato

Objetivo Profissional

Nesse campo o candidato colocará seu objetivo profissional resumidamente.

Ex: Atuar na área financeira ou função correlata.

É interessante que o candidato atualize com frequência essa informação caso seja pertinente.

Formação escolar

  • Descreva sua formação (curso)
  • Nome da instituição de ensino
  • Data de conclusão do curso

Não esqueça de colocar o curso mais importante e recente primeiro, ou seja, em ordem cronológica.

É interessante colocar os cursos que se relacionam com a vaga.

Se começou um curso e trancou, por algum motivo, não é interessante coloca-lo.

Quando citar curso superior, não há necessidade de citar o ensino médio.

Curso técnico poderá ser citado, desde que, tenha relação com a vaga e com o curso superior.

Segue exemplo da ordem que os cursos deverão ser citados com suas respectivas datas cronológicas.

  • Doutorado
  • Mestrado
  • Pós-graduação
  • Superior
  • Técnico

Qualificação Profissional

Nesse campo o candidato descreverá as experiências adquiridas durante sua vida profissional. É importante citar aqui as conquistas, projetos bem-sucedidos, os resultados positivos do trabalho realizado na empresa entre outras informações.

Exemplo de texto:

Experiência em investimento e credito financeiro para pessoa jurídica. Sólidos conhecimentos em mercado financeiro. Ótima fluência em inglês, adquiridos em cursos e intercambio internacional. Ótimo relacionamento com entidades financeiras. Domínio no pacote office Word, Excel avançado, PowerPoint. Mais de 20 anos de experiência na financeira.

Experiência Profissional

Descreva aqui no máximo as quatro últimas experiências profissional, com o nome da empresa, as respectivas datas de entrada e saída, pode citar o porte da empresa, se é de pequeno, médio ou grande porte, nacional ou multinacional, indústria, comercio ou serviço e por fim, nome do cargo e a função.

Na função, o candidato irá descrever resumidamente o que fazia de fato na respectiva empresa, podendo ser um mini texto ou em tópicos.

Obs: Na qualificação o candidato fará um resumo geral das experiências em várias empresas, na função descreverá sobre o trabalho que realizou na empresa.

Cursos Extracurriculares

Descreva aqui os cursos em ordem cronológica e que tenham relação com a vaga pretendida.

Podendo citar:

  • Idiomas
  • Informática
  • Cursos diversos 

Não esquecendo de citar a instituição de ensino, as datas dos cursos e a carga horária juntamente com o nome dos cursos.

Informações Complementares

Descreva nesse campo outras informações que poderão contribuir no processo seletivo.

  • Carteira de habilitação e a categoria
  • Deficiência física e qual?
  • Palestras relevantes
  • Experiência fora do país
  • Entre outras informações pertinentes

Lembre-se que um currículo bem desenvolvido poderá fazer a maior diferença na hora de envia-lo para empresas. Siga os passos não esquecendo da formatação do currículo.

Como devo comportar no processo seletivo?

Depois de um currículo bem feito a chance de ser convidado a participar de um processo seletivo aumenta muito.

Algumas dicas para o processo de seleção.

Chegue alguns minutos antes, assim você tem tempo de se preparar, tirar um pouco do nervosismo e poderá ser preparar para entrevista. Lembrando ainda que, devido ao atraso o candidato pode ter que agilizar para chegar ao local da entrevista gerando com isso um suor desnecessário, isso causa desconforto e pode não ser interessante para o candidato, demostrando uma falta de planejamento.

Não esqueça do nome da pessoa que ligou para agendar a entrevista

Verifique como os colaboradores da organização se vestem, para que você possa se preparar, caso seja de uniforme, procure vestir roupas confortáveis.

Paras as mulheres:

  • Roupas sem decote.
  • Maquiagem leve.
  • Esmaltes claros ou nenhum.
  • Adereços discretos.
  • Cabelo preso de preferência.
  • Higiene pessoal.

Para os homens:

  • Roupas apropriadas.
  • Sapatos engraxados.
  • Barba feita.
  • Higiene pessoal

De maneira geral é importante verificar o nível do cargo para saber de que forma você irá se vestir para a entrevista, mas independente do cargo o candidato tem que entender que está participando de uma entrevista de emprego, por isso tem que se portar de acordo com o momento.

  • Cuidado com o celular, mantenha no silencioso.
  • Nunca utilize de brincadeiras de mal gosto.
  • Converse devagar de forma tranquila.
  • Aja de forma ética na entrevista.
  • Esclareça todas as dúvidas de forma objetiva, sem dar muitas voltas.
  • Tenha iniciativa.

Lembre-se que você irá participar de dinâmicas, testes, entrevista, e outras formas de seleção de acordo com cada empresa. Por isso é importante estar preparado para que suas chances aumentem tendo sucesso no processo.

Por: Marcio Braga

 

QUANTO VALE O SEU CURRÍCULO?

Washington D. Silva & Carla Marques Soares - Sdper Sonnalite

 

Com frequência ouvimos sobre a importância do currículo para a conquista da tão sonhada oportunidade de trabalho? Nos tempos de crise então, se torna repetitivo pelas empresas de

Consultoria em RH a importância de fazê-lo adequadamente. Todavia, mesmo com tantas recomendações os candidatos às vagas de emprego insistem em não prepararem bem esse cartão de visita para as empresas. Nos quase 7 anos que atuo com recrutamento e seleção de pessoas, observo a dificuldade ou ainda falta de conhecimento de inúmeras pessoas em elaborar um currículo consistente e aderente a oportunidade almejada. Sim, as pessoas têm muitas dificuldades, que não estão somente relacionadas a erro de português ou diagramação desse documento. O que mais me preocupa é conteúdo e consistência das informações.

Nesse contexto, será que realmente tem-se dado o devido valor a esse documento que pode ser a primeira impressão sobre o perfil do candidato para a empresa? Eu acredito que não. É um fato comum nos processos de seleção, pessoas que realmente investiram seu tempo e dinheiro para buscar conquistar uma vaga de emprego. Todavia, é uma minoria que sobrevive a avaliação curricular para realmente ter oportunidade de se mostrar ao recrutador. Dentre centenas ou milhares de currículos que são recebidos cotidianamente pelas empresas, por que o seu currículo deve ser o escolhido?

Isso mesmo, esse é o cerne da questão: por que meu currículo deve ser escolhido, ou melhor, quanto vale meu currículo para um recrutador? Se alguma vez você já fez essa reflexão saberá da importância da resposta. Se ainda não fez, convido a começar a pensar no assunto. Para quantas oportunidades você deixou de ser chamado, mesmo acreditando que tinha todas as habilidades para exercer o cargo?

Cuidado! Seu currículo pode estar sabotando você, que ainda não tinha a mínima ideia de como elaborá-lo adequadamente. Detalhes simples como atualizar o currículo de acordo com o anúncio da vaga são fundamentais para garantir a participação num processo de seleção. A inferência, nesse sentido, pode ser a maior das armadilhas em detrimento da assertividade. Por exemplo: “Como eu coloquei no meu currículo que já trabalhei com banco de dados em T.I., o recrutador tem que entender que eu tenho facilidade de atuar com qualquer desses sistemas.”

Grande lei do engano, alguns gestores, principalmente na área de T.I., podem ser muito específicos no conhecimento que desejam para o novo colaborador da sua área. Caso não encontre a pessoa com o perfil desejado, preferem deixar a vaga em aberto. O importante para o candidato é sempre ler e entender o que se pede no anúncio da vaga e a partir de então reformular o currículo a partir dessas informações.

O currículo sempre deve estar atualizado de acordo com o que o empregador pede. Deve-se tomar tempo com esse processo e tornar o seu perfil atraente para as empresas. As informações sobre suas competências técnicas, entregas e ações, devem estar claras e disponíveis para o recrutador. Lembre-se que sempre temos centenas de pessoas disponíveis no mercado que tem interesse, como nosso, na oportunidade de trabalho.

Importante ressaltar o valor de um senso crítico apurado para avaliar se as oportunidades que estamos nos cadastrando estão de acordo com os nossos conhecimentos e habilidades.

É verdade que em momentos de crise a maioria das pessoas que se encontram disponíveis no mercado procuram a primeira chance que aparecer, no entanto, deve-se tomar cuidado para não se expor desnecessariamente diante das empresas.

O senso crítico também é uma excelente ferramenta para a autoavaliação da nossa capacidade de empregabilidade no mercado. A maioria das pessoas somente se preocupa com o valor do seu currículo quando se encontram na situação do desemprego, o que é um grande equívoco. Indiferente do cenário econômico da sua empresa ou do país é fundamental que saibamos o nosso valor para o mercado para que possamos, preventivamente, nos capacitar nos déficits profissionais que inevitavelmente vão aparecer com o tempo.

É recomendável o apoio de profissionais qualificados para auxiliá-lo no processo de autoavaliação, principalmente em casos de desenvolvimento de carreira e reencarreiramento. Um currículo aderente à vaga anunciada é um primeiro passo para conquista da sonhada oportunidade de trabalho. Agrega valor ao profissional, remete a importância da vaga para o candidato. O currículo é o cartão de visitas, o marketing pessoal, a primeira impressão que o empregador pode ter de você. Quanto vale o seu currículo é uma reflexão sobre o primeiro investimento pessoal que você faz para conquista das oportunidades que almeja para sua carreira.

 

O que devo fazer antes de enviar o currículo?

Antes de enviar ou entregar seu Currículo, faça uma análise da empresa onde você pretende candidatar-se, é importante saber a história da empresa, Missão, Visão, Valores e, principalmente o histórico da empresa.

Dê uma olhada no perfil da vaga, se ela encaixa em seus objetivos como, salario, benefícios, localização, porte da empresa e posição no mercado.

Verifique se o seu perfil está dentro do que a empresa espera, como escolaridade, experiências, qualificações e outras informações pertinentes.

Com essas informações em mão você vai saber se de fato deseja fazer parte do quadro de colaboradores e se é viável enviar o currículo naquele momento. Assim você ganha tempo, não gera expectativa, economiza com deslocamento e outros gastos.

Desenvolva o currículo de acordo com sua pesquisa, cada empresa tem uma cultura e é muito importante entende-la para direcionar o currículo.