A Busca                                                                                                                                                                    

Por:  Leandro Faria Silva

A busca de um emprego ou de recolocação no mercado é uma tarefa difícil e árdua, porém não pode ser vista com sofrimento, afinal ali começa o seu desenvolvimento como profissional. Encare essa sua condição momentânea com alegria e procure seu emprego com motivação e muito empenho. Suas qualificações são importantes, mas sua postura a frente desse desafio será um diferencial.

A elaboração do curriculum é uma das fases mais importante nessa batalha da recolocação ou conquista de um emprego, buscar ajuda com profissionais ou até mesmo em sites para ver qual o modelo mais atual pode ser uma forma de se dar bem nessa fase.

Mas não é a única.

Após uma elaboração detalhada do seu curriculum contendo o resumo das suas qualificações, as três últimas empresas, transparência no seu objetivo e a sua formação profissional chega a hora da preparação para a entrevista pessoal.

Assim que for convocado para a etapa presencial, chega o momento para mostrar suas competências e habilidades. Podendo ser em uma dinâmica de grupo ou até mesmo numa entrevista individual. Cada selecionador tem uma forma de avaliação.

Sempre é importante ressaltar que o processo seletivo tem como objetivo encontrar o candidato que se adéqua melhor à oportunidade. Sendo assim, não há fórmulas mágicas para que você seja aprovado, mas com certeza sua apresentação, postura e sua comunicação serão avaliadas pelo selecionador.

O importante é ter uma boa apresentação de forma adequada, clara, segura e tranquila, falar com propriedade sobre suas experiências, qualificações e obviamente, sobre si mesmo.

Fazer uma reflexão prévia sobre seus conhecimentos, pontos fortes e seus pontos de melhorias e suas experiências (caso tenha). Isso irá fazer com que você vá mais confiante e se destaque dentre os demais.

Mentir nas entrevistas, e aumentar experiências e habilidades no seu curriculum é algo que fará você se perder e o selecionador irá notar que está exagerando. Selecionadores geralmente são psicólogos ou analistas e estão acostumados a pegar essas mentirinhas com pegadinhas. Com certeza, você não vai querer passar por um problema desses em seu primeiro contato com a empresa.

Falar sobre quais suas expectativas á curto, médio e longo prazo é bom, caso seja questionado sobre. Porém seja verdadeiro e diga o que realmente espera do seu futuro. Muitas vezes esse é o momento crucial para a seleção, afinal a empresa pode estar contratando um estagiário, porém para ela você pode ser o futuro gestor.

Toda empresa gosta de pessoas atualizadas e em constante desenvolvimento, caso esteja pleiteando um curso de extensão, extracurricular, pós-graduação, etc. Comente sobre, e se for dada a abertura diga o porquê pretende fazer determinado curso.

A busca da recolocação e conquista de um novo emprego é realmente, por muitas vezes, difícil, porém quanto mais preparado você estiver, melhor será seu desempenho. Não desista se qualifique, se desenvolva e seja um vencedor.

Abraços e muita positividade na sua busca.